quinta-feira, 22 de junho de 2017

Plano de ação - por Franciele Barille

Seguem as atividades desenvolvidas no Plano de Ação, sendo que devo agradecer a professora Liliana que sugeriu ideias maravilhosas para o desenvolvimento do meu projeto.

Atividade 1: Mistura das cores

Material Utilizado: Folha de desenho, saquinho e pingos de tinta guache.

Deixei as folhas prontas, ou seja, com os pingos de tinta e o saquinho já vedado. Os alunos já estavam curiosos conforme ia vendo a atividade sendo montada e quando dei para eles pintarem ficaram concentradíssimos. 

Conforme foi se desenvolvendo as cores iam se misturando e formando outras. Um aluno ficou com a folha dos pingos  azuis e amarelos e quando ele viu que estava formando o verde ele me disse: “Pofe, olha o verdi” e eu pensei imediatamente “atingi o meu objetivo.”




Atividade 2:Luzes e cores

Material Utilizado: Lanterna ou luminária, pedaços de papel celofane colorido.

Escureci a sala de aula, mostrei a luminária e a luz que era gerada.  Em seguida, ia mudando as cores com o papel celofane. Os alunos logo diziam as cores e olhavam para a sala, procurando novas mudanças. Assim, foi uma atividade muito construtiva e prazerosa.
Todas as crianças trocaram as cores e interagiram durante a atividade com muito entusiasmo e alegria.


Atividade 3: Livro de cores

Material Utilizado: feltro e tule


Realizei o trabalho das cores a partir da confecção de um livro colorido com feltro e pedaços de tule.  Assim, cheguei à sala e fui levantando as hipóteses sobre as cores e lembrando sobre o projeto desenvolvido. Depois fui folhando o livro e questionando as cores, sempre fazendo a relação com outras presentes na sala de aula.  Para finalizar, solicitei que, um por vez, fossem até o livro e com pedaços de tule percebessem a mudança das cores.

Nem todos notaram a mudança, porém a maioria conseguiu ver que elas se modificavam. Penso que isso ocorreu em virtude da diferença da faixa etária.

Também, achei interessante que eles queriam tocar, folhar e também sentir as texturas, principalmente do tule.

Atividade 4: Formas e cores

Material Utilizado: EVA e papel celofane



Deixei as formas prontas e montadas no painel de isopor na sala, em virtude de trabalhar com tesoura e alfinetes. Em seguida, expliquei o que eles iriam fazer e fui perguntando as cores nas formas e as crianças prontamente respondendo.

Depois, dei um pedaço de papel celofane para cada um e os educandos iam colocando sobre a forma e assim, percebendo a mudança das cores. Eles ficaram empolgadíssimos com a atividade e chegaram a brigar pelo espaço.

Quando percebi fiquei encantada, pois eles saíram das formas e foram no espelho. Assim, instiguei em outras formas e materiais na sala, como mesa, chão, roupa, pia, etc.

Notei que nesta atividade eles notavam a mudança das cores e logo diziam. Também, sozinhos iam se trocando o papel celofane colorido.




Atividade 5: Caleidoscópio

Material Utilizado: Régua, folha preta, miçangas, elásticos de cabelo e fita. 

Montei o Caleidoscópio em casa e levei para a escola a novidade. Cheguei e expliquei o que era e que cada um iria ver, um por vez.



Conforme eles enxergavam as cores e as mudanças ficavam impressionados. Um menino me disse que eram passarinhos coloridos. 





Enfim, foi uma atividade bastante construtiva e interessante. Volto a dizer, algo simples que chama muito a atenção deles. 


       Plano de ação - por Sheila Sinigaglia Facchin

Seguem as atividades realizadas no Plano de Ação:

Atividade 1: Pesquisa no laboratório de informática





Atividade 2: Palestra com a Bióloga Professora Patrícia Monfrini.

Atividade 3: Assistimos a vídeos no youtube que abordavam o assunto: Fundo do mar.
Plano de ação - Tamara Scottá

Estratégias definidas para o plano de ação do PA:




1ª. Conversa com professora de ciências da escola.
Em um papo descontraído a professora quis saber quais os questionamentos da turma e passou dicas de estratégias para nosso PA e o vídeo da Kika, De onde vem (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nux_3PVdo9U)


2ª. Verificação das informações no laboratório de ciências.
Aproveitando as dicas, fomos ao laboratório de ciências onde utilizamos uma lanterna e o globo para comprovar as informações do vídeo. Os alunos ficaram empolgados e quiseram fazer também, imaginando quem morava em cada parte do globo. Foi a atividade mais prazerosa e significativa.


3ª. Pesquisa na biblioteca.
Em visita a biblioteca, pesquisamos e encontramos três livros sobre o tema:

   
 4ª. Representações das aprendizagens.
Contei aos alunos a história "Gota de chuva", após a pesquisa na biblioteca, os alunos já haviam manuseado todos, mas gostaram mais dessa. Representaram seu entendimento através de desenhos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Plano de ação - por Franciele Barille Seguem as atividades desenvolvidas no Plano de Ação, sendo que devo agradecer a professora Lilian...