sábado, 8 de abril de 2017

Refletindo...



Os textos lidos nos proporcionam reflexões sobre as opções que temos ao organizar os conteúdos, onde temos uma tendência cada vez mais discutida e presente que é a interdisciplinar. Nela há interação e comunicação de ideias que perpassam vários componentes curriculares.
Acompanhando esta corrente temos a organização por projetos de aprendizagem que diferem dos projetos de ensino e de trabalho porque nestes o tema ou conteúdo é escolhido pelo autor do projeto (professor e/ou equipe pedagógica), seguindo uma proposta previamente estabelecida enquanto nos projetos de aprendizagem quem o define são os alunos, a partir de seus interesses, sendo mais flexível também.
Além do tema o professor organiza as atividades da melhor forma que julga, visando transmitir conhecimento. Já nos projetos de aprendizagem parte-se do conhecimento prévio dos alunos, que expõem seus interesses através de questionamentos que irão ser supridos e revistos, se necessário for, no decorrer do projeto por seus próprios meios: pesquisando. O professor neste caso será somente um mediador que acompanhará e buscará meios e informações juntamente com os alunos.

Tamara Scottá

Um comentário:

  1. meninas...senti falta aqui da análise dos PAs do semestre passado....olhando sob a luz dos teóricos que estamos trazendo, vocês diriam que desenvolveram um projeto de aprendizagem, de trabalho ou de ensino?

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