Os textos
lidos nos proporcionam reflexões sobre as opções que temos ao organizar os conteúdos,
onde temos uma tendência cada vez mais discutida e presente que é a interdisciplinar. Nela há interação e comunicação de ideias que perpassam vários componentes
curriculares.
Acompanhando
esta corrente temos a organização por projetos de aprendizagem que diferem dos projetos
de ensino e de trabalho porque nestes o tema ou conteúdo é escolhido
pelo autor do projeto (professor e/ou equipe pedagógica), seguindo uma proposta
previamente estabelecida enquanto nos projetos de aprendizagem quem o define
são os alunos, a partir de seus interesses, sendo mais flexível também.
Além do tema
o professor organiza as atividades da melhor forma que julga, visando
transmitir conhecimento. Já nos projetos de aprendizagem parte-se do
conhecimento prévio dos alunos, que expõem seus interesses através de
questionamentos que irão ser supridos e revistos, se necessário for, no
decorrer do projeto por seus próprios meios: pesquisando. O professor neste
caso será somente um mediador que acompanhará e buscará meios e informações
juntamente com os alunos.
Tamara Scottá
Tamara Scottá
meninas...senti falta aqui da análise dos PAs do semestre passado....olhando sob a luz dos teóricos que estamos trazendo, vocês diriam que desenvolveram um projeto de aprendizagem, de trabalho ou de ensino?
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