Lido o texto de Fernando Hernandez intitulado "Um mapa para iniciar um percurso" refleti acerca do assunto em questão: a diferença entre Projeto de Aprendizagem, Projeto de Ensino e de Ação.
Bem, o principal diferenciador é o de que,
enquanto o P.A. parte do interesse dos alunos, das suas dúvidas, das suas curiosidades, daquilo que eles têm um conhecimento prévio (mas cujo interesses e dúvidas vão muito além), os Planos de Ensino são determinados,
escolhidos, selecionados pelos professores e coordenação pedagógica,
está muito atrelado ao currículo.
Acredito que, sempre que os discentes demonstram interesse, o envolvimento e o aprendizado se efetivarão de maneira mais eficaz e satisfatória.
Já dizia Paulo Freire que o sujeito precisa ser autor de sua história e não mero espectador ou um ser passivo de seu processo educativo. O professor, por sua vez, deve ser o facilitador, aquele que "ensina ao aprender e aprende ao ensinar", que não deposita o que sabe (a educação bancária).
Partindo desse pensamento e refletindo sobre os estudos feitos, creio que os Projetos de Aprendizagem sejam uma ferramenta poderosa no sentido de que o aluno é o próprio norteador de sua caminhada.
Para se organizar um Projeto de Aprendizagem
é preciso seguir alguns passos:
1.º Definição da pergunta, ou seja, do que os alunos gostariam de saber mais;
2.º Definir quais são as dúvidas e certezas sobre o assunto em questão;
3.º Criar um mapa conceitual;
4.º Desenvolver um plano de ação (como, quando, quais e de que forma os procedimentos serão realizados.)
5.º Averiguação das certezas que se confirmaram e das dúvidas que foram dirimidas, ou seja, análise do "resultado"
Sheila Sinigaglia Facchin
meninas...senti falta aqui da análise dos PAs do semestre passado....olhando sob a luz dos teóricos que estamos trazendo, vocês diriam que desenvolveram um projeto de aprendizagem, de trabalho ou de ensino?
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