Após a
leitura e reflexão do texto de Fernando Hernandez intitulado "Um mapa para
iniciar um percurso”, podemos perceber que o grupo acredita que o Projeto de
Aprendizagem é um instrumento de oportunizar ao aluno manifestar seus interesses,
suas dúvidas, curiosidades, conhecimento prévio, etc.
Os
Projetos de Aprendizagem são atividades diferenciadas de trabalho, pois o
assunto a ser estudado vem dos alunos - e nunca do professor - portanto
valoriza aquilo que o aluno já sabe e dá-se prioridade ao que ele se interessa
em aprender.
1.º)
Sempre parte do interesse do aluno;
2.º) A
troca de informações fortalece a colaboração e a persistência na busca de
informações e soluções;
3.º) O
professor é o mediador da aprendizagem e também o problematizador e orientador;
4.º) Há certezas
provisórias: aquilo que os alunos já sabem e conhecem acerca do assunto;
5.º) Há dúvidas
temporárias: aquilo que ainda desconhecem sobre o assunto e que será
estudado, pesquisado, descoberto durante o decorrer do projeto.
"Os objetivos de um Projeto não se esgotam apenas em
buscar respostas corretas e abrangentes, mas principalmente em aprender de
maneira significativa o tópico estudado."
ANTUNES, 2001.
Franciele Barille, Tamará Scottá & Sheila Sinigaglia Facchin
15/abril/2017
Parabéns, aqui o grupo conseguiu realizar um trabalho colaborativo. Senti falta disso nas primeiras postagens, e solicitei num mail que devem ter recebido.Mas ainda sinto falta da análise dos PAs do semestre anterior. COmo foi a experiência? lendo agora os autores vocês notam que algumas etapas que desenvolveram poderiam ter sido melhor desenvolvidas? todas trabalharam juntas no mesmo grupo? e como foi? a etapa de colocar em ação o projeto foi tranquila? conseguiram responder os questinamentos iniciais? a pergunta ou perguntas iniciais emergiram com facilidade? e o planejamento da ação como foi? são alguns dos questionamentos que podem ser enunciados, contem mais...estou curiosa!
ResponderExcluir