quarta-feira, 19 de abril de 2017

PROJETO DE APRENDIZAGEM

PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DAS ALUNAS

FRANCIELE BARILLE
SHEILA SINIGAGLIA FACCHIN
TAMARA SCOTTÁ


Segue o mapeamento da turma da Sheila:

Turma escolhida: 3.º ano do Ensino Fundamental

Número de alunos: 20 alunos

Idade: 7 a 8 anos

               Os alunos ficaram em alvoroço quando questionados sobre os assuntos que gostariam de estudar/pesquisar. Abaixo seguem as sugestões:
Por que, como e quando os vulcões entram em erupção?
·                     Como viviam os dinossauros?
·                     Como se forma uma tormenta?
·                     Qual é a diferença entre o tamanho do Sol e de Júpiter?
·                     Como se faz esmalte?
·                     Quanto tempo a coelha fica grávida e quantos anos vivem - em média - os coelhos?
·                     O que existe no fundo do mar?
·                     Como funciona um projetor de cinema?
·                     Por que o mar tem ondas?
·                     O big-bang realmente existiu? Como ele foi formado?
             
            Os meninos, apesar de serem em menor número (12 meninas e 8 meninos), questionaram mais e se mostraram mais curiosos. A aula foi bastante barulhenta, mas acredito que o trabalho será muito proveitoso, contando com uma participação bem efetiva e eficiente. 

            Ao final da aula, o assunto que recebeu o maior número de votos foi o seguinte: 
O QUE EXISTE NO FUNDO DO MAR.
  


Segue o mapeamento da turma da Franciele Barille


Turma escolhida: Maternal IA
Número de alunos: 13 alunos
Idade: 2 a 3 anos
Cidade: Vila Flores
·                     Por que abriu o ovo do pato? (Dora Aventureira)
·                     Por que o sol é amarelo?
·                     Por que as cores não são iguais?
·                     Onde vivem as borboletas?
·                     A mãe tá em casa? E a mana?
·                     Por que a “Luiza” (colega) tá chorando?
·                     Aonde tá o peixinho? (ida ao refeitório e assim, passamos pela frente da escola que tem um aquário, porém o peixe morreu)
·                     O coelho é branco?
·                     A mamãe vem?
·                     Tu vai aonde profe?
De toda a turma, 10 perguntaram, 2 não perguntaram e 1 estava faltando. Assim, foi decidido que iremos trabalhar com as cores e as suas misturas, formando outras. Percebi que algumas perguntas foram relacionadas à família, aos colegas e a professora, assim, penso que isso ocorreu em virtude da idade e também por muitos estarem ingressando na escola esse ano e ainda sentirem-se inseguros.



Segue o mapeamento da turma da: Tamara Scottá
“O desenvolvimento de um projeto de aprendizagem consiste na busca por informações que esclareçam as indagações
de um sujeito sobre a sua realidade. Essas indagações se manifestam por inquietações advindas de suas vivências e necessidades em conhecer e explicar o mundo.” (FAGUNDES, Lea da Cruz et al., 2006)

Turma escolhida: Pré-escola
Número de alunos: 13 alunos
Idade: 4 a 5 anos
Cidade:
Diante disso apresentei aos meus alunos da pré-escola, faixa etária média de 5 anos, a música do seriado, conhecido por eles, “Show da Luna”. Conversamos sobre o que são dúvidas e quais eram a da Luna descrita na música e após inspirados nela cada um elaborou suas perguntas seguindo o enunciado “Eu quero saber...”.
Segue tabela com cada questionamento:
A.M.S
Por quê o gato mia?
A.J.S
De onde as nuvens veem?
A.L.P
Como é que os patos não ficam nas nuvens?
A.B.S
Como os gatos sabem que são gatos?
B.S.F
Por quê a banana não tem semente?
G.M.F
Como funcionam os telefones?
G.A.L
G.Z.D
J.V.M
Qual animal é o mais fofinho?
J.M.F
L.K.C
De onde vem os ovos de chocolate?
L.S.G
L.G.C
L.S.D
Por quê a pulga pula?
M.H.B.P
De onde cai a neve? De que é feita?
M.P.P.S
Como os passarinhos voam?
M.O.S
Quem inventou os telefones? Como funcionam?
P.B.L
P.T.C
R.S.B
R.C.B
De onde a chuva cai?
R.S.E
De onde vem o sol?
S.C.C
De onde vem a água?

*Os espaços em branco são dos alunos que não quiseram participar.
Tendo em vista que muitas das perguntas estão relacionadas ao clima e a suas alterações (água, chuva, nuvens, neve), e que os demais alunos também demonstraram curiosidades sobre o tema ficou estabelecido o nosso projeto de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Plano de ação - por Franciele Barille Seguem as atividades desenvolvidas no Plano de Ação, sendo que devo agradecer a professora Lilian...